quarta-feira, 10 de julho de 2013

A Caixa de Pandora

Um dia, Prometeu, roubou o fogo do Olimpo para dar aos homens. Zeus não gostou nada disso, e como castigo criou um ser que iria espalhar o mal pela terra, Pandora.
O fogo não era só fonte de energia, na Mitologia Grega ele era a representação do conhecimento. Com  fogo o homem poderia dominar a natureza e dar os primeiros passos no caminho do progresso... E Zeus não queria nada disso, queria que as pessoas vivessem sempre na dependência dele. E ficou muito bravo com o que Prometeu tinha feito. Então decidiu dar um castigo ao rapaz: deixá-lo preso numa pedra, no Monte Cáucaso. Além disso, pegou uma porção de barro e criou Pandora, uma mulher irresistível. Depois disso Zeus colocou Pandora na vida de Epimeteu, irmão de Prometeu. Epimeteu apaixonou-se mais não imaginava que a humanidade dependia daquele ato. Epimeteu guardava uma caixa que lhe tinha sido dada pelos deuses. Ela continha todos os males da humanidade e que nunca poderia se espalhar na terra: Guerra, Fome, Doença, Loucura, Morte... O fato é que essa caixa jamais deveria ser aberta. 
Mas Pandora era muito curiosa. Ela não deu ouvidos ao marido e abriu a caixa e todos os males saíram dali. Só restou a Esperança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário